O equipamento de proteção individual, ou EPI, protege seu usuário contra quaisquer danos físicos ou perigos que o ambiente de trabalho possa apresentar. É importante porque existe como medida preventiva para indústrias reconhecidamente mais perigosas, como manufatura e mineração, e também para serviços essenciais, como limpeza e manutenção.
É importante saber que os equipamentos de segurança fornecidos no trabalho devem atender ao Regulamento de Equipamentos de Proteção Individual e que são mais eficazes quando atendem ao tamanho, ajuste e altura corretos de cada pessoa.
Você pode estar acostumado a se encontrar em situações precárias no trabalho, mas nunca deve sentir que seu corpo físico pode ser prejudicado. Aqui estão quatro razões pelas quais é importante usar EPI no local de trabalho.
- Evita que você seja responsável por seus próprios ferimentos
Um obstáculo comum que os advogados trabalhistas lidam regularmente é a decisão de um indivíduo de não usar EPI, independentemente do fato de que foi fornecido por seu empregador. Isso geralmente torna a responsabilidade por uma doença ou lesão no local de trabalho uma briga judicial.
Isso varia de caso para caso, mas usar fielmente todos os EPIs fornecidos no trabalho é a melhor maneira de garantir que, caso ocorra uma lesão ou doença diretamente, seu empregador absorverá toda a responsabilidade. Mesmo para os trabalhos que “duram apenas alguns minutos”, você nunca deve permitir isenções do uso de EPI.
Ser considerado parcialmente responsável em um tribunal por sua própria doença ou lesão no trabalho por não usar o EPI é o pior cenário possível. Como funcionário, você deve ser totalmente informado sobre quais equipamentos são necessários, quais tarefas e o que eles devem proteger. Se este não for o caso, você não deve ter medo de entrar em contato com um gerente ou o departamento de RH.
- Condições de longo prazo podem resultar de uma falha em se proteger
Sentir-se bem no final do turno não passa pelo fato de você ter protegido seu corpo adequadamente. A exposição a diferentes produtos químicos e compostos no trabalho pode ter efeitos de longo prazo em seu corpo, sendo o mesotelioma (uma forma rara de câncer gerado pela exposição ao amianto) um ótimo exemplo.
A maior parte dos diagnósticos desse tipo de doença foram de exposição a fibras de amianto usadas na construção de materiais em muitas indústrias diferentes. Os regulamentos de segurança atuais exigem que aqueles que trabalham com amianto usem um EPI específico, tomem banho e se troquem antes de deixar o local de trabalho. Mas antes da regulamentação moderna, não havia uma conexão entre a exposição ao amianto e o diagnóstico de câncer.
Portanto, muitos desses casos diários de mesotelioma foram causados em um momento antes de sabermos tanto sobre esta doença. Os trabalhadores devem aproveitar o conhecimento médico sobre os fatores de risco que temos hoje e usar o EPI para salvaguardar a sua saúde e bem-estar, agora e no futuro.
- Você só tem um par de olhos
Óculos de segurança são provavelmente uma das formas mais comuns (e eficazes!) De EPI. Isso ocorre porque qualquer substância, corrosiva ou não, e qualquer material, pontiagudo ou não, pode ser perigoso quando entra em contato com os olhos.
Todos os anos, milhões de lesões oculares ocorrem no Brasil, tanto no trabalho quanto durante as atividades de lazer. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, CBO, acontecem, no país, cerca de 150 mil destes acidentes oculares por ano. Boa parte dessas lesões oculares poderiam ter sido evitadas com óculos de segurança.
A maior parte das lesões oculares acontecem em trabalhos de fabricação, construção ou comércio. Para cada um desses setores e tipos de trabalho existem diferentes tipos de óculos de proteção individual disponíveis para diferentes situações. Não tenha medo de perguntar sobre como atualizar seus óculos.
- Aumenta a qualidade na sua rotina de trabalho
Pense no EPI como uma espécie de sistema de apoio para o serviço que seu trabalho exige que você faça. Pode ser usado em um trabalho fisicamente mais exigente ou ligeiramente mais perigoso do que seu trabalho rotineiro, mas o equipamento é fornecido para que você sinta que o risco físico é mínimo.
Itens de EPI, como cintos, oferecem estabilidade para tarefas que exigem levantamento de peso, e essa pode ser a diferença entre ter que trabalhar com músculos tensos no dia seguinte ou não. Devem ser tomadas medidas para evitar lesões básicas por tropeços e quedas que, no nível mais simplista, simplesmente arruinam o dia de alguém.
Todos os trabalhadores devem se sentir confiantes para questionar a eficácia do EPI fornecido e se sentir instruídos sobre os padrões que precisam ser atendidos pelo equipamento.
Você concorda com nossos pontos abordados aqui sobre a importância dos EPIs no ambiente de trabalho? Envie uma mensagem para continuar a conversar conosco!
Fonte: Agência Integrar