E-mail: comercial@pointerambiental.com.br

WhatsApp (11) 99996-3886

Tel.: (11) 4224-2555

Blog

6 sugestões para limpeza de área externa

Seja em condomínio ou prédio comercial, a limpeza das áreas externas é um assunto que merece dedicação. A área externa é tão importante quanto os ambientes internos, pois é por esse local que circulam muitas pessoas para acessar as instalações. Mesmo estando ao ar livre, o cuidado com limpeza, higiene e conservação deve ser permanente.

Todos os cuidados não só refletem a preocupação com a saúde dos indivíduos, mas também com a estética do local, já que manter uma boa apresentação contribui para a preservação do prédio e para a valorização do empreendimento. 

Nossos especialistas criaram um checklist com sugestões de áreas mais importantes e quais os cuidados de limpeza que seu condomínio ou empreendimento deve ter. Confira: 

Áreas externas que merecem atenção:

Jardim ou Área Verde

Talvez esse seja o espaço externo mais notado de todos. Simplesmente porque, junto com a fachada, compõem o visual do ambiente. A área verde requer cuidados diferentes dependendo da estação do ano. 

Crie um cronograma que envolva: retirar ervas daninhas, podar plantas e árvores, verificar a saúde das plantas (se estão com larvas, pulgões ou fungos), cortar grama, plantar novas flores, retirar plantas já mortas e gerenciar o paisagismo.

A manutenção leve, como regar e adubar pode ser feita por algum funcionário, mas a recomendação é que um profissional de jardinagem faça visitas regulares no local para manter o espaço saudável e harmônico. 

Calhas e Telhado

O ideal é que a limpeza do telhado siga uma certa periodicidade. Você pode se organizar para fazer uma limpeza  profunda anualmente, momento em que devem ser executadas ao menos a limpeza das calhas, retirada de lixo e verificação de telhas quebradas. 

Ainda em se tratando de calhas, é importante fazer a limpeza periódica delas também. Contrate um especialista para conferir se existem sujeiras obstruindo o fluxo de água. Se houver entulho, será preciso utilizar equipamentos especiais que possibilitam uma boa sucção da sujeira. E o mais importante quando falamos em telhado e calhas é sempre utilizar equipamentos de segurança durante a limpeza nas alturas para evitar acidentes. 

Garagem

Seja coberta ou ao ar livre, a garagem faz parte da área externa. Devido a emissão de gases, contato com pneus e fumaça, esse espaço geralmente fica com aspecto de sujeira muito fácil.

O ideal é que exista um funcionário ou equipe para realizar ao menos uma limpeza rotineira, como coleta de lixo, varrição onde houver sujeira, ronda a pé para verificar espaços ou objetos que a câmera de segurança não alcança ou não identifica. 

Ao menos uma vez a cada dois meses, invista em uma limpeza profissional para lavagem do espaço, retirada de manchas deixadas pelos carros e higienização de portas e portões de acesso. 

Portaria

A portaria é o meio termo entre o externo e o interno. Por meio dela que se tem acesso a todo o espaço do condomínio. A portaria central precisa ser, diariamente, limpa e organizada. Os objetos de uso comum precisam ser higienizados constantemente para evitar a proliferação de vírus e bactérias.

O principal, do ponto de vista da limpeza, é que a portaria não tenha poeira, marcas de pegadas no chão e de mãos nos vidros. Displays com folhetos e jornais devem ser organizados uma vez ao dia também, já que neste ponto muitas pessoas mexem. 

Escadas e Elevadores

Se na portaria o entra e sai é grande, as escadas e elevadores seguem o mesmo padrão. Nesses locais, como a circulação de pessoas é grande, sugerimos que haja uma limpeza pela manhã e uma no meio da tarde. Geralmente uma varrida ou uso de mop com produtos específicos para o piso (seja da escada ou do elevador), já contribuem para a higienização e melhora do aspecto do local.

Quinzenalmente, recomendamos a limpeza das frestas das portas do elevador em todos os andares. Isso evita problemas com o fechamento da porta por conta de poeira ou sujeira. Já nas escadas sugerimos que, semanalmente, haja uma limpeza um pouco mais forte com escovas, lavagens ou produtos específicos.

Piscina

Motivo de alegria ou discórdia, esse espaço muitas vezes é polêmico. Nem todos os edifícios de residência tem uma, porém se o seu possui, preste atenção nessas dicas. 

Nunca deixe a sujeira acumular de um dia para o outro. Claro que manter um piscineiro é o ideal, porém se seu condomínio não tiver esse profissional disponível diariamente, providencie um funcionário para, ao menos, passar a rede coletora para a retirada de folhas, galhos, sujeiras e insetos da água. O deck e o entorno da piscina devem ser varridos uma vez por dia, pelo menos.

Serviços como aspiração, troca de filtros, limpeza de revestimento e tratamento químico da água devem ser realizados somente por profissionais especializados e com conhecimento nos produtos químicos adequados para esse fim.

Se você gostou das dicas, compartilhe com seus amigos e curta nosso perfil nas redes sociais! 

E se precisar de serviços profissionais para seu condomínio, empresa ou comércio conte com a equipe da Pointer!

 

Fonte: Agência Integrar

Gostou do Artigo? Compartilhe

Artigos Recentes

Rua Marechal Deodoro, 566

Santa Paula – São Caetano do Sul/SP – CEP.: 9541-300

Tel.: (11) 4224-2555

E-mail: comercial@pointerambiental.com.br